Manifesto
Pelo comércio justo da produção artesanal
Artiz, projeto de fomento ao comércio justo da Artesol, te convida a repensar sua relação com a produção artesanal a partir de uma postura ativa que envolve diferentes experiências.
Ouvir
Ouvir e dar voz aos artesãos brasileiros nos coloca em contato com realidades e perspectivas do mundo autênticas, criativas, inclusivas e plurais.
Ver
Ver com atenção aos detalhes a linguagem estética de artefatos e objetos artesanais, nos abre a possibilidade de compreender uma importante face da nossa cultura imaterial.
Refletir
Conhecer a história por trás de objetos artesanais, nos faz pensar sobre como é possível criar riqueza cultural e econômica por meio de um modelo que respeita a natureza, as identidades e as pessoas.
Valorizar
Optar por um objeto artesanal tem a ver com um modo de vida e de consumo que diz sobre os valores que você acredita e as transformações que você quer para o mundo.
Remunerar
Pagar o valor justo por produtos artesanais, criadas em pequena escala, é uma maneira de fomentar uma produção criativa que é um enorme legado para nossa cultura e economia.