Pão de Açúcar, Alagoas

A tradição do bordado na Ilha do Ferro remonta a quase um século, mas foi a partir de 1998, com o incentivo da Artesol, que um grupo de bordadeiras se organizou formalmente como cooperativa. Atualmente, são cerca de 40 artesãs cadastradas, que se dedicam individualmente ao bordado boa-noite, embora mantenham práticas coletivas como a compra compartilhada de materiais para a produção de almofadas, toalhas, jogos americanos, guardanapos, colchas, cortinas e marcadores de livros.

Apesar da autonomia no processo produtivo, é comum que as artesãs se reúnam em espaços informais, como as calçadas ou suas próprias residências, para bordar em conjunto. Esses encontros se configuram como momentos de troca de saberes, apoio mútuo e partilha de experiências cotidianas, reforçando o espírito comunitário e a continuidade da tradição do bordado na região. Acesse o perfil completo na Rede Artesol.

  • Respeitamos sua privacidade

    Utilizamos cookies para melhor a sua experiência em nosso site. Ao prosseguir, estará aceitando nossos Termos de uso e Política de Privacidade.